Samba Enredo 2015 - http://www.youtube.com/watch?v=JO-z3gYSCD8

Sinopse 2015:
 

Tema Enredo Carnaval 2015

 

“Do Barro ao Ouro, Artesanato Mineiro o Verdadeiro Tesouro!”

 

Presidente – Maria Madalena Ferreira Bavose

 

Carnavalesco;

        Maria Madalena Ferreira Bavose

    

 

“Artesanato Mineiro, oficio e arte, cultura e tradição. O Artesão é um artista do saber fazer, transformando o bruto e colocando em quase tudo que a natureza nos oferece expressão e beleza.”

 

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Estrela do Vale irá em 2015 fazer uma viajem, através do criar e do fazer, guiados pelas mãos dos inúmeros artistas anônimos ou não que dedicam ou dedicaram suas vidas ao artesanato mineiro.

 

O Artesão e o Oficio – Homenagearemos alguns de nossos mestres artesãos que se notabilizaram por em seu oficio conquistando a admiração de todos e espalhando sua arte pelo mundo. A contribuição destes artistas para as novas gerações é fundamental, pois repassando seu conhecimento e suas técnicas destas atividades artesanais, propicia aos mesmos o conhecimento e uma importante forma de sobrevivência e sustento de suas famílias utilizando técnicas predominantemente manuais.

 

Passaremos por algumas regiões e Cidades de Minas Gerais, (Norte de Minas, Vale do Jequitinhonha, Ouro Preto, Congonhas, Serro etc.), mostraremos o artesanato utilitário, o decorativo, o popular, o religioso e o lúdico.

 

O Artesanato nos dia de hoje – A inclusão do artesanato nos meios de consumo com suas feiras e a adoção de artigos artesanais no nosso cotidiano.

 

Reciclando – O uso do velho transformado em novo, o que antes não tinha nenhum valor agora se torna útil, belo e funcional. Este é um novo tipo de artesanato urbano surgido da reciclagem de resíduos industriais, que nas mãos dos artesãos transformam-se em objetos novos e singulares.

 

Artesanato e a Moda – O artesanato esta cada vez mais latente na moda devido aos discursos étnicos adotados pela sociedade, assim as empresas do setor têxtil mostram grande preocupação em estreitar os laços no que se refere à moda e o artesanato.

 

A Escola de Samba e o Artesanato – A escola de samba é um grande movimento artesanal, na medida em que quase tudo na preparação de seu desfile e feito pelas mãos de costureiras, aderecistas, ferreiros, escultores, serralheiros, que dão forma aos figurinos, fantasias e alegorias, para fazer acontecer o maior espetáculo da terra.

 
 
  Site Map