Esta é a radio Estrela do Vale transmitindo para toda Belo horizonte. E hoje neste dia especial teremos um programa também especial. Apresentaremos um desfile pelos estilos musicais, compositores, cantores e músicos que engrandeceram a cultura das Minas Gerais e do Brasil.

Voltando no tempo, encontramos uma geração de compositores que se inspirou nas obras do mestre Aleijadinho e seus anjos, juntamente com a poesia dos inconfidentes para criar a musica Barroca de Minas.

De lá pra cá, muitos foram os estilos, tendências e ritmos que se misturaram com outros elementos da música popular brasileira.

Tudo isso influenciou um grupo de talento jovens músicos mineiros, que se reuniam na esquina da Rua Divinópolis com a Rua Paraisópolis, no bucólico bairro de Santa Teresa, para compor musicas regadas a assuntos culturais e políticos, amizade e uma boa cachacinha. Privilegiando temas sociais em suas composições, nascia o Clube da Esquina.

Senhores ouvintes apresentarei para vocês agora algumas das perolas de poesia em canção dos amigos do Clube da Esquina.

De Beto Guedes e Ronaldo Bastos, O Sal da Terra.

De Milton nascimento e Wagner Tiso, Coração de estudante.

De lo Borges, Trem azul.

E de Flavio Venturine, Noites com sol.

E com voces os nossos comerciais!

Voce não pode perder! O maior encontro do pop rock mineiro! Varias bandas reunidas! Não perca, grande show com:

O dance hall jamaicano com tempero a brasileira do Skank,

O estilo irreverente do Pato Fu,

O pop dançante do Jota Quest.,

O rock descolado do Tia Anastácia,

E o peso do rock metal do Sepultura.

Um patrocínio exclusivo da ESTRELA DO VALE.

Você não pode perder

Estamos de volta, senhores ouvintes!

Em nosso desfile musical nunca poderia me esquecer de render homenagens aqueles que representam a raiz sertaneja da musica mineira. O som da viola juntamente com o tom folclórico religioso é o cenário que inspirou vários músicos sertanejos. E destaco Pena Branca e Xavantinho dentre tantos cancioneiros que ascenderam com sucesso alem das Gerais.

 

Não toque no seu radio!

Pois agora vamos subir o volume e esquentar ao ritmo de cavaquinho, pandeiro, repique, violão e surdo de marcação! Na batucada do samba!

Não poderia começar a falar do samba sem uma homenagem merecida a mineira guerreira abençoada pelos orixás. Clara Nunes, que não era só do samba, porem foi sua representante mineira maior.

Com um novo estilo de fazer samba um jeito manso e a característica tranqüilidade mineira; Ataulfo Alves emprestou cores diferentes à música que brotava dos morros e dos subúrbios cariocas na década de 30, com o grande sucesso, Mulata assanhada.

De forma enérgica João Bosco acresentou ao samba uma vibração unica que só pode ser tradusido ao bailado de Mestre sala dos mares.

Mineiro de Uba que se rendeu ao samba e a boemia, Ary Barroso criador do samba exaltação foi o primeiro compositor brasileiro a ser ouvido e respeitado nos EUA. Aquarela do Brasil chegou a ser cotada para hino nacional, pelo sucesso que sempre fez no exterior.

Ja que estamos falando de exterior cito agora, o samba não tem fronteiras do grupo só pra contrariar interpretado por Alexandre Pires.

A musica instrumental mineira tambem marca presensa em nosso desfile atraves de Pantanal de marcus viana.

A alegria das crianças estão presentes nos sons do Jequitinhonha. De Rubinho do vale, Canção de brincadeira.

Escolhi dois grandes romanticos para falar de amor e paixão, Ana Carolina com Rosas, e Tunai com Frisom.

Entre Bits e, bayts digitais, a cena da musica eletronica mineira é uma festa que cresce  progresivamente para fora das coloridas e ofuscantes pistas de dança, ja que varios djs ganham cada vez mas espaço fora do Brasil.

 

Senhores ouvintes termina aqui nosso desfile pela musica das Gerais,

E pedindo emprestado os versos de Tunai na musica radio esperiencia digo a voces:

Caríssimos ouvintes obrigado
Pela atenção a mim tão dispensada
Nossa programação se encerra agora
Mas de teimosa volta amanhã

 
 
 
  Site Map